Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Soluções que marcam

galp-electric-summit-a-maior-iniciativa-sobre-energia-em-portugal

Galp Electric Summit: a maior iniciativa sobre energia em Portugal

O projeto Electric Summit tem na sua génese alertar e informar para uma inovadora e verdadeira experiência das melhores práticas na transição energética e na mobilidade sustentável, abordando vários temas relacionados com as energias renováveis, inovação e tecnologia.

A eficiência e a independência energética são temas que estão na agenda de decisores, políticos, empresários e do cidadão comum. São conhecidas as metas que a União Europeia estipulou com o Green Deal e que o Estado português ratificou para acelerar e adotar energias verdes que reduzam as emissões de gases de efeito de estufa (GEE). A esta realidade acrescem os efeitos da guerra na Ucrânia, que implicou o desligar dos combustíveis fósseis com origem na Rússia. Uma situação que espoletou uma mudança mais ampla com implicações nas cadeias de abastecimento, na inflação e nos hábitos de vida e consumo de energia.

É perante este cenário que o Jornal de Negócios, a sábado e a CMTV, em parceria com a Galp, a Toyota e o Montepio, lançam a segunda edição da iniciativa Electric Summit, um projeto que pretende ajudar os portugueses a estarem informados sobre a transição energética e a mobilidade sustentável.

A iniciativa conta com a curadoria de André Macedo, ex-jornalista especializado em temas económicos, que fará vários podcasts sobre o tema, e moderará diversos painéis de debate ao longo dos próximos meses.

A iniciativa arrancou no dia 26 de maio com uma entrevista ao CEO da Galp, Andy Brown, no Jornal de Negócios e na revista SÁBADO, assim como um artigo de opinião do curador André Macedo e um texto explicativo da iniciativa. Nesse mesmo dia foi lançado o site da iniciativa que terá conteúdos em português e inglês e servirá de agregador de todos os conteúdos que são desenvolvidos ao abrigo desta iniciativa. Quem quiser estar informado sobre transição energética e mobilidade sustentável, este é o site que deve consultar.

Tim Marshall, Paula Abreu Marques e Philippe Vangel no Portugal Energy Conference

No próximo dia 8 de junho, no Teatro Thalia, em Lisboa, realiza-se o primeiro de cinco eventos dedicados à transição energética e mobilidade sustentável. O evento Portugal Energy Conference conta com os keynotes de Tim Marshall, jornalista inglês e especialista em geopolítica, que abordará o contexto atual e o impacto da guerra na energia.

Paula Abreu Marques, chefe de unidade na Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia (CE), abordará os desafios da transição energética e do plano da Comissão Europeia REPowerEU. Por último, Philippe Vangel, secretário-geral da European Association for Electromobility (AVERE), fará um ponto de situação da mobilidade elétrica na Europa. A manhã de dia 8 de junho está reservada para abordar os temas da transição energética, analisando a realidade em Portugal, a necessidade de a Europa acelerar a transição energética e o papel da Galp neste processo. Para finalizar, um grande debate com especialistas sobre o futuro da energia. A parte da tarde está destinada à mobilidade sustentável com uma análise ao estado da mobilidade elétrica na Europa e no mundo, e debates sobre o estado da mobilidade sustentável e a cadeia de valor das baterias de lítio. O dia acaba com um debate sobre a nova mobilidade nas smart cities. O encerramento da conferência será feito por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.