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Soluções que marcam

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3 perguntas … Mário São Vicente

O Director de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Fidelidade Companhia de Seguros, SA reforça que entender bem o consumidor, antecipar as suas necessidades reais e ou potenciais desenvolver produtos ou serviços que as satisfaçam, é tão atual hoje como à 60 anos.

  • Qual é a sua perspetiva sobre as últimas tendências no setor de branded content e marketing?

Não tenho propriamente uma perspetiva sobre as últimas tendências. Não acredito que seguir as últimas tendências seja verdadeiramente importante. Seguir sempre a moda é, na minha perspetiva, um erro. As modas são por definição passageiras e como a indústria da moda bem sabe, o negócio da moda não é ancorado na necessidade, mas sim na criação de uma necessidade artificial. E tal como na indústria da moda, esta corrida para a troca permanente, de estação para estação, de ano para ano, de cor para cor, é insustentável. O mesmo se passa no marketing. O que define uma boa campanha de marketing não se alterou de 1960 para hoje. O axioma do marketing que implica entender bem o consumidor, antecipar as suas necessidades reais e ou potenciais desenvolver produtos ou serviços que as satisfaçam, é tão atual hoje como à 60 anos. O que temos é ferramentas novas, tecnologia nova e mais velocidade. Mas os princípios não mudaram. Mas vejo muitos profissionais de marketing e de comunicação a confundirem ferramentas com ideias. O que é um disparate.

  • Que conselho daria aos profissionais que estão a tentar destacar-se neste mercado altamente competitivo?

Que não se guiem por modas. Que façam um trabalho profundo de conhecimento do consumidor. Que não espelhem nem projetem os seus gostos nos consumidores. Que olhem sempre para a comunicação como um trabalho permanente de 360º. Que sejam coerentes e que não estejam sempre a mudar. Sejam pacientes. Não mudem de campanha só porque já se fartaram dela. Façam parcerias de longo prazo. Usem os princípios da agricultura: preparar o terreno, rodar as culturas, fazer pousios, plantar na altura certa, regar, cuidar, colher sem pressa, e voltar ao início.  

  • A Fidelidade fez recentemente um trabalho com a Boost Solutions. Qual é a sua opinião sobre o trabalho e os resultados alcançados?

A equipa da Boost solutions é altamente profissional, competente e proativa. Está verdadeiramente do lado dos anunciantes, arranjando soluções, construindo alternativas. É uma equipa gentil, sensível às nossas necessidades, e com quem é muito fácil trabalhar