Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Soluções que marcam

3-perguntas-manuel-paula

3 perguntas … Manuel Paula

O Director de Marketing do El Corte Inglês refere que o papel do marketing tornou-se mais desafiante, na medida em que os consumidores ganharam poder.

Qual é a sua perspetiva sobre as últimas tendências no setor de branded content e marketing?

O branded content vai continuar a ser uma ferramenta de marketing crítica para obter alcance e engagement com o consumidor. Com cada vez mais plataformas e formatos onde desenvolver os conteúdos, as opções alargam-se pelo há que saber escolher aqueles que geram os melhores resultados, desde brand awareness até à conversão de compra. A utilização de AI em content já é uma realidade e continuará a ser crescente, sendo que a expectativa é de conseguir o melhor retorno nas diferentes fases do processo de compra

Que conselho daria aos profissionais que estão a tentar destacar-se neste mercado altamente competitivo?

A responsabilidade das empresas e dos seus profissionais aumentou; já não basta trabalhar apenas para satisfazer as necessidades do consumidor; o crescente papel social exigido às empresas requer que se foquem também em trabalharem para uma sociedade melhor, vantajosa para todos, criando políticas de responsabilidade social corporativa relevantes e valorizadas. Por outro lado, o marketing sofreu outra enorme mudança, sobretudo nos últimos anos, com o boom do digital; a forma de chegar ao consumidor mudou radicalmente, assim como a capacidade de o ouvir e de interagir. O papel do marketing tornou-se mais desafiante, na medida em que os consumidores ganharam poder e uma capacidade de influenciar os outros que antes não tinham. Dada esta nova realidade, as empresas e os seus profissionais têm de estar mais atentos que nunca para entender o que as pessoas procuram, dotarem-se do conhecimento e das ferramentas necessárias e serem ágeis nas respostas. No fundo, trata-se da essência do marketing, mas ante consumidores mais exigentes e informados. 

O El Corte Inglês fez recentemente um trabalho com a Boost Solutions. Qual é a sua opinião sobre o trabalho e os resultados alcançados?

Desenvolvemos a São Silvestre El Corte Inglês em conjunto com a Boost. Procuramos uma experiência de excelência, alinhada com o que queremos proporcionar aos nossos clientes quando visitam as nossas lojas, a nossa web ou a app, mas em ambiente de lazer, promovendo o bem-estar físico das pessoas e a prática desportiva, tudo isto em pleno centro de Lisboa nas vésperas de Natal. Ficámos muito satisfeitos com os resultados, não só pela quantidade de participantes e notoriedade alcançada, mas sobretudo pela qualidade dos momentos vividos e que todos reconheceram, algo que na nossa perspectiva contribuiu para reforçar a nossa marca e os seus valores.