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Soluções que marcam

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3 perguntas … Catarina Barradas

A diretora Global da Marca EDP conversou com a Medialivre e deu-nos a sua visão sobre as tendências do mercado e como as marcas podem contar as suas histórias de forma inovadora.

Qual é a sua perspetiva sobre as últimas tendências no setor de branded content e marketing?

Hoje a única constante é a mudança, e o ritmo da mudança está mais acelerado do que nunca. Com a crescente digitalização, alteração nos padrões de consumo e a constante evolução das tecnologias de comunicação (i.e. inteligência artificial, realidade aumentada, marketing de influência, etc), o setor de marketing regista uma evolução sem precedentes. Pessoalmente, penso que hoje mais do que nunca, as marcas têm uma oportunidade única de contar a sua história através de estratégias inovadoras e com elevada proximidade junto do seu público.  

Atualmente, as tendências de branded content e marketing incluem um maior foco na personalização e na segmentação de conteúdo, bem como um uso crescente de influenciadores digitais para promover a marca e estratégias criativas e com vista a envolver os vários stakeholders de forma mais significativa.

Adicionalmente, a urgência global de proteger o nosso planeta e maior consciencialização dos consumidores tem levado a um aumento significativo da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social no branded content das marcas.

O branded content é de facto um forte aliado para as marcas uma vez que permite que a criação de conteúdos originais, credíveis e educativos através de histórias autênticas e envolventes que refletem os valores e interesses do público-alvo a que se destinam e permitem criar uma relação emocional com a audiência.  

No entanto, é muito importante que as marcas sejam verdadeiras e transparentes na forma como comunicam independente do meio ou formato. As marcas devem incorporar ativamente práticas sustentáveis, apoiar causas sociais e materializar o seu propósito com ações concretas.

Que conselho daria aos profissionais que estão a tentar destacar-se neste mercado altamente competitivo?

Tendo em consideração a volatilidade do contexto e as tendências de marketing, os profissionais têm de se adaptar a este mundo cada vez mais acelerado e diferente. A capacidade de adaptação é fundamental para os profissionais de marketing, uma vez que têm de se ajustar rapidamente a novas plataformas, ferramentas e estratégias.

Para além da importância da aprendizagem formal e técnica, a aprendizagem informal (aprender com quem está à nossa volta, atividades do dia a dia, hobbies, etc) é crucial para sermos profissionais mais criativos, desenvolvermos novas formas de storytelling e pensar fora da caixa.

Não tenham receio de sair da vossa zona de conforto. Sejam curiosos, tenham vontade de aprender e aceitem novos desafios como oportunidades únicas de crescimento.

Outro aspeto de extrema importância é o alinhamento entre os valores pessoais e profissionais e o propósito da empresa. Um profissional que se identifique com a missão e a visão da empresa vai estar necessariamente mais motivado e demonstrar paixão pelo que faz.

No final do dia, apesar da importância de todas as ferramentas e competências, ainda assim o que muitas vezes distingue o profissional de marketing é o instinto/gut-feeling e capacidade de arriscar e, se necessário, admitir o erro, tentar corrigir e tentar de novo.

A EDP fez recentemente um trabalho com a Boost Solutions. Qual é a sua opinião sobre o trabalho e os resultados alcançados?

A transformação da EDP nos últimos anos, para uma empresa ainda mais global, inclusiva e focada no futuro, na sustentabilidade, na inovação e na responsabilidade social está hoje refletida na imagem da EDP (lançada em 2022), e na nossa assinatura de marca ‘We Choose Earth – Nós Escolhemos a Terra’, um claim que dá voz a esta mudança e que pretende educar, capacitar e mobilizar toda a sociedade nesta transição urgente e necessária.

Em parceria com a Boost Solutions/Media Livre, lançámos o ano passado um programa de elevada relevância e da qual tenho muito orgulho. Com a Cofina, promovemos a série de 13 episódios ‘EDP Y.E.S. – A energia que muda o mundo’ para dar a conhecer o programa “chapéu” de impacto social da EDP que agrega mais de 500 projetos de responsabilidade social e prevê um investimento global acima de 300 milhões de euros até 2030.

Com esta parceria conseguimos transmitir a mensagem no meio e formato mais eficaz e chegar ao público-alvo desejado.

Para além de dar a conhecer melhor o EDP Y.E.S., obtivemos um impacto positivo no posicionamento da marca enquanto líder na transição energética justa e inclusiva e agente e parceiro de mudança sustentável.