Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Soluções que marcam

3-perguntas-ajoao-epifanio-chief-marketing-officer-e-chief-sales-officer-b2c-da-altice-portugal

3 perguntas a……João Epifânio

O Chief Marketing Officer e Chief Sales officer B2C da Altice Portugal fala sobre as mudanças de comportamento do consumidor e os desafios do mercado.

Qual é a sua perspetiva sobre as últimas tendências no setor de branded content e marketing?

O setor está a evoluir no sentido de se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor, aos avanços tecnológicos e aos novos desafios do mercado.

Nomeadamente:

  • Conteúdos de vídeo em tempo real: que surgem com o aumento da popularidade das plataformas de social media;
  • Conteúdos imersivos e interativos, onde as marcas investem cada vez mais para maior envolvimento com o seu público
  • Personalização em escala, com o avanço da tecnologia de análise de dados e inteligência artificial, as marcas conseguem oferecer experiências cada vez mais personalizadas
  • Humanização das marcas: todos queremos influenciar o processo de compra e a escolha das pessoas. Queremos estar presentes na componente emocional das pessoas para, no processo de escolha, essa escolha seja a nosso favor.

Foi neste sentido e antecipando esta tendência da humanização que a MEO alterou, em 2018, a sua assinatura para “Humaniza-te”. Na MEO trabalhamos, acima de tudo, com pessoas e interagimos com pessoas. Por isso temos uma rede de 175 lojas para apoiar e esclarecer os clientes e expor as nossas soluções, além de todos os canais digitais.

Que conselho daria aos profissionais que estão a tentar destacar-se neste mercado altamente competitivo?

Em primeiro devem conhecer bem o seu público-alvo: quem são seus consumidores, suas necessidades, desejos e preferências. Depois acho que as marcas têm de ter uma voz única, distintiva e consistente que seja relevante para o seu consumidor .

Por último aconselho a quem pensem para lá do produto. Que inovem e estejam recetivos à mudança. O Branded content eficaz não é apenas a promoção de produtos ou serviços, mas sim para contar histórias autênticas que transmitam os valores e a personalidade da marca – com novas ideias, formatos e plataformas – e que inspirem, informem e aportem, de alguma forma, valor à vida de seus consumidores.

A Altice fez recentemente um trabalho com a Boost Solutions. Qual é a sua opinião sobre o trabalho e os resultados alcançados?

Foi uma iniciativa muito interessante que nos permitiu falar do futuro, mas também do presente. Destaque para desafios que o setor nos traz, com ferramentas como a IA, e sempre com as Pessoas como eixo central e objetivo último da comunicação nos vários meios e plataformas.