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Notícias

3 perguntas … Catarina Barradas

3 perguntas … Catarina Barradas

Qual é a sua perspetiva sobre as últimas tendências no setor de branded content e marketing?

Hoje a única constante é a mudança, e o ritmo da mudança está mais acelerado do que nunca. Com a crescente digitalização, alteração nos padrões de consumo e a constante evolução das tecnologias de comunicação (i.e. inteligência artificial, realidade aumentada, marketing de influência, etc), o setor de marketing regista uma evolução sem precedentes. Pessoalmente, penso que hoje mais do que nunca, as marcas têm uma oportunidade única de contar a sua história através de estratégias inovadoras e com elevada proximidade junto do seu público.  

Atualmente, as tendências de branded content e marketing incluem um maior foco na personalização e na segmentação de conteúdo, bem como um uso crescente de influenciadores digitais para promover a marca e estratégias criativas e com vista a envolver os vários stakeholders de forma mais significativa.

Adicionalmente, a urgência global de proteger o nosso planeta e maior consciencialização dos consumidores tem levado a um aumento significativo da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social no branded content das marcas.

O branded content é de facto um forte aliado para as marcas uma vez que permite que a criação de conteúdos originais, credíveis e educativos através de histórias autênticas e envolventes que refletem os valores e interesses do público-alvo a que se destinam e permitem criar uma relação emocional com a audiência.  

No entanto, é muito importante que as marcas sejam verdadeiras e transparentes na forma como comunicam independente do meio ou formato. As marcas devem incorporar ativamente práticas sustentáveis, apoiar causas sociais e materializar o seu propósito com ações concretas.

Que conselho daria aos profissionais que estão a tentar destacar-se neste mercado altamente competitivo?

Tendo em consideração a volatilidade do contexto e as tendências de marketing, os profissionais têm de se adaptar a este mundo cada vez mais acelerado e diferente. A capacidade de adaptação é fundamental para os profissionais de marketing, uma vez que têm de se ajustar rapidamente a novas plataformas, ferramentas e estratégias.

Para além da importância da aprendizagem formal e técnica, a aprendizagem informal (aprender com quem está à nossa volta, atividades do dia a dia, hobbies, etc) é crucial para sermos profissionais mais criativos, desenvolvermos novas formas de storytelling e pensar fora da caixa.

Não tenham receio de sair da vossa zona de conforto. Sejam curiosos, tenham vontade de aprender e aceitem novos desafios como oportunidades únicas de crescimento.

Outro aspeto de extrema importância é o alinhamento entre os valores pessoais e profissionais e o propósito da empresa. Um profissional que se identifique com a missão e a visão da empresa vai estar necessariamente mais motivado e demonstrar paixão pelo que faz.

No final do dia, apesar da importância de todas as ferramentas e competências, ainda assim o que muitas vezes distingue o profissional de marketing é o instinto/gut-feeling e capacidade de arriscar e, se necessário, admitir o erro, tentar corrigir e tentar de novo.

A EDP fez recentemente um trabalho com a Boost Solutions. Qual é a sua opinião sobre o trabalho e os resultados alcançados?

A transformação da EDP nos últimos anos, para uma empresa ainda mais global, inclusiva e focada no futuro, na sustentabilidade, na inovação e na responsabilidade social está hoje refletida na imagem da EDP (lançada em 2022), e na nossa assinatura de marca ‘We Choose Earth – Nós Escolhemos a Terra’, um claim que dá voz a esta mudança e que pretende educar, capacitar e mobilizar toda a sociedade nesta transição urgente e necessária.

Em parceria com a Boost Solutions/Media Livre, lançámos o ano passado um programa de elevada relevância e da qual tenho muito orgulho. Com a Cofina, promovemos a série de 13 episódios ‘EDP Y.E.S. – A energia que muda o mundo’ para dar a conhecer o programa “chapéu” de impacto social da EDP que agrega mais de 500 projetos de responsabilidade social e prevê um investimento global acima de 300 milhões de euros até 2030.

Com esta parceria conseguimos transmitir a mensagem no meio e formato mais eficaz e chegar ao público-alvo desejado.

Para além de dar a conhecer melhor o EDP Y.E.S., obtivemos um impacto positivo no posicionamento da marca enquanto líder na transição energética justa e inclusiva e agente e parceiro de mudança sustentável. 

In Jornal de Negócios, 22 Abr 2024

Reconhecer as empresas e empresários que fazem a diferença

Reconhecer as empresas e empresários que fazem a diferença

2.ª edição do Prémio Portugal Inspirador, este ano com uma nova categoria, da sustentabilidade, vai reconhecer e dar visibilidade às empresas em território nacional que se destacam pela sua capacidade de criar emprego, dinamizar o mercado, inovar, potenciar o desenvolvimento económico e que mais contribuem globalmente para o crescimento da economia nacional.

In Jornal de Negócios, 22 Abr 2024

Série: Do Sonho ao Negócio

Série: Do Sonho ao Negócio

Semanalmente abordamos um sector de actividade com especialistas desse sector onde o objetivo é inspirar e informar espetadores interessados em empreendedorismo enquanto apresentamos uma variedade de serviços que podem gerar um segundo rendimento.

O projecto iniciou-se em Março e termina no final de Maio. Vai existir uma segunda série de + 13 episódios que arranca em setembro.

Fica aqui a playlist do Youtube com vídeos das rubricas.

In Jornal de Negócios, 22 Abr 2024

O jornalismo e a inteligência artificial?

O jornalismo e a inteligência artificial?

Ler artigo aqui em inglês.

In Jornal de Negócios, 22 Abr 2024

3 perguntas a……João Epifânio

3 perguntas a……João Epifânio

Qual é a sua perspetiva sobre as últimas tendências no setor de branded content e marketing?

O setor está a evoluir no sentido de se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor, aos avanços tecnológicos e aos novos desafios do mercado.

Nomeadamente:

  • Conteúdos de vídeo em tempo real: que surgem com o aumento da popularidade das plataformas de social media;
  • Conteúdos imersivos e interativos, onde as marcas investem cada vez mais para maior envolvimento com o seu público
  • Personalização em escala, com o avanço da tecnologia de análise de dados e inteligência artificial, as marcas conseguem oferecer experiências cada vez mais personalizadas
  • Humanização das marcas: todos queremos influenciar o processo de compra e a escolha das pessoas. Queremos estar presentes na componente emocional das pessoas para, no processo de escolha, essa escolha seja a nosso favor.

Foi neste sentido e antecipando esta tendência da humanização que a MEO alterou, em 2018, a sua assinatura para “Humaniza-te”. Na MEO trabalhamos, acima de tudo, com pessoas e interagimos com pessoas. Por isso temos uma rede de 175 lojas para apoiar e esclarecer os clientes e expor as nossas soluções, além de todos os canais digitais.

Que conselho daria aos profissionais que estão a tentar destacar-se neste mercado altamente competitivo?

Em primeiro devem conhecer bem o seu público-alvo: quem são seus consumidores, suas necessidades, desejos e preferências. Depois acho que as marcas têm de ter uma voz única, distintiva e consistente que seja relevante para o seu consumidor .

Por último aconselho a quem pensem para lá do produto. Que inovem e estejam recetivos à mudança. O Branded content eficaz não é apenas a promoção de produtos ou serviços, mas sim para contar histórias autênticas que transmitam os valores e a personalidade da marca – com novas ideias, formatos e plataformas - e que inspirem, informem e aportem, de alguma forma, valor à vida de seus consumidores.

A Altice fez recentemente um trabalho com a Boost Solutions. Qual é a sua opinião sobre o trabalho e os resultados alcançados?

Foi uma iniciativa muito interessante que nos permitiu falar do futuro, mas também do presente. Destaque para desafios que o setor nos traz, com ferramentas como a IA, e sempre com as Pessoas como eixo central e objetivo último da comunicação nos vários meios e plataformas.

In Jornal de Negócios, 08 Abr 2024

Dar as Pernas ao Manifesto – 2ª Edição

Dar as Pernas ao Manifesto – 2ª Edição

Conheça a iniciativa em https://daraspernasaomanifesto.sabado.pt/, onde estão disponibilizados os vídeo resumo da aula de ginástica dada pelo PT Bruno Salgueiro e da talk feita pela Dra. Joana de Carvalho, Cirurgiã Vascular.

O projeto conta ainda com a publicação de conteúdos escritos associados à temática, dentro das áreas da nutrição, exercício físico e prevenção.

In Sábado, 08 Abr 2024

Máxima HOB – edição de 2024

Máxima HOB – edição de 2024

  • Objetivo: Reforçar a relação entre marcas, consumidores e media no setor da beleza.
  • Participantes: Figuras nacionais e internacionais de renome na área da beleza.

Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para as marcas de beleza se conectarem com seus consumidores de forma significativa e memorável.

In Jornal de Negócios, 08 Abr 2024

Como desenvolver uma relação duradouro com os targets mais jovens?

Como desenvolver uma relação duradouro com os targets mais jovens?

Ler artigo aqui em inglês.

In Jornal de Negócios, 08 Abr 2024

Lisboa em Ação, uma cidade com futuro

Lisboa em Ação, uma cidade com futuro

Aconteceu hoje na Casa Fernando Pessoa a 2ª conferência do ciclo “Lisboa em ação, uma cidade do futuro” dedicada à cultura e ao lazer e ao papel vital que desempenham na riqueza e vitalidade da cidade de Lisboa. Os equipamentos culturais do município desempenham um papel central nesse cenário, proporcionando espaços de encontro, aprendizagem, criatividade e democratização do acesso à cultura.

Já a 1ª conferência foi dedicada à Inovação Social. Lisboa foi escolhida como Capital Europeia da Inovação 2023, uma distinção atribuída pela Comissão Europeia. A capital tem-se revelado como um terreno fértil para novas ideias e empresas efervescentes. Mas como é que estas startups podem ajudar a melhorar as comunidades?

Não perca as próximas!

In Jornal de Negócios, 12 Dez 2023

Altice entrega 95 mil euros a três projetos inovadores

Altice entrega 95 mil euros a três projetos inovadores

Disrupção na área da saúde, na inclusão para pessoas com deficiência visual e uma solução para revolucionar a mobilidade elétrica, foram estas as ideias que levaram para casa os galardões deste ano.

Conheça os vencedores aqui.

In Jornal de Negócios, 12 Dez 2023

Google apresenta Gemini, o “maior e mais capaz” modelo de IA que já criou

Google apresenta Gemini, o “maior e mais capaz” modelo de IA que já criou

De acordo com a empresa, a capacidade de resposta e compreensão do Gemini é muito superior à dos modelos até agora lançados pela companhia.

Saiba mais no Negócios.

In Jornal de Negócios, 12 Dez 2023

Mais uma conferência do ciclo Sustentabilidade 20|30 do Negócios.

Mais uma conferência do ciclo Sustentabilidade 20|30 do Negócios.

A segunda Conferência, dedicada à temática Social | Habitação e envelhecimento, os desafios de Portugal, contou com a participação digital de Tim Marshall, British journalist, author and broadcaster, specializing in foreign affairs and international diplomacy e também com Marina Gonçalves, Ministra da Habitação. Debateram-se temas com impacto em Portugal como a Demografia e Habitação.

Veja as conclusões aqui.

Explore o projeto em https://sustentabilidade.negocios.pt/

In Jornal de Negócios, 04 Dez 2023

Guia Astrológico da Maya com a TV Guia e Correio da Manhã

Guia Astrológico da Maya com a TV Guia e Correio da Manhã

As orientações dos signos para 2024, por apenas 2,20€ com o seu Correio da Manhã e com a revista TV Guia.

  • Como se relacionar com cada signo evitando o mau feitio.
  • Compatibilidade entre signos
  • Previsões da leitura das cartas do Tarot.

Os meses mais e menos favoráveis de cada signo.

In Correio da Manhã, 04 Dez 2023

Como a Bloomberg Media chegou a 500 mil assinantes – e como planeia chegar ao milhão

Como a Bloomberg Media chegou a 500 mil assinantes – e como planeia chegar ao milhão

O ritmo de crescimento tem sido rápido. Apenas houve uma ligeira desaceleração das assinaturas no pós-pandemia. Que táticas estão a impulsionar o processo?

Leia o artigo original, em inglês, onde a Press Gazette conversou com Julia Beizer, diretora digital da Bloomberg Media, em Nova York.

In Jornal de Negócios, 04 Dez 2023

Gala das Campeãs Record

Gala das Campeãs Record

O Record lançou a 1ª edição da Gala das Campeãs Record, um evento que reúne a família do futebol feminino para celebrar e reconhecer as melhores atletas da última época dos campeonatos nacionais de futebol e futsal.

Reveja aqui os prémios, os discursos e o espetáculo que foi transmitida ontem, em direto no site do
Record.

In Jornal de Negócios, 27 Nov 2023

4ª edição Prémio Nacional de Sustentabilidade

4ª edição Prémio Nacional de Sustentabilidade

O Jornal de Negócios lança a 4ª edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, um projeto ambicioso a 10 anos, totalmente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Nas edições anteriores, muitas foram as empresas com atividade económica em Portugal que aceitaram o nosso desafio e participaram em grande número, com candidaturas de grande relevância e qualidade. Este ano vamos prosseguir o nosso objetivo de reconhecer, inspirar, promover e divulgar o trabalho e a atuação das empresas que se juntam a esta iniciativa pela sustentabilidade global.

A sua empresa ou instituição desenvolveu boas práticas de sustentabilidade de que se orgulha?

Candidate-se até dia 31 de dezembro: sustentabilidade.negocios.pt/premio.

In Jornal de Negócios, 27 Nov 2023

A televisão continua a ser a principal fonte de informação.

A televisão continua a ser a principal fonte de informação.

Um Eurobarómetro Flash específico, encomendado pelo Parlamento Europeu, analisou em profundidade os hábitos dos meios de comunicação social, incluindo a confiança em diferentes fontes de comunicação social.

Para 71 por cento dos entrevistados, a TV foi um dos meios de comunicação mais utilizados para aceder a notícias nos últimos dias, seguida pela imprensa online e/ou plataformas de notícias (42 por cento).

Conheça mais conclusões deste estudo no artigo original em inglês, no site Advanced Television

In Jornal de Negócios, 27 Nov 2023

Paul Krugman hoje em Conferência nos 20 anos de Negócios

Paul Krugman hoje em Conferência nos 20 anos de Negócios

Hoje estamos a celebrar o 20º aniversário do Negócios com a conferência #O Poder de Fazer Acontecer. Neste encontro o poder vai estar no centro do debate com especialistas e líderes relevantes de todo o mundo, com a presença especial do economista e vencedor do Prémio Nobel, Paul Krugman.

Venha descobrir o poder das ideias de grandes líderes. Fique a par de tudo

In Jornal de Negócios, 17 Nov 2023

Siga o CM no Whatsapp

Siga o CM no Whatsapp

Novo canal noticioso já disponível na mais procurada plataforma de mensagens.

O Correio da Manhã lançou um canal de notícias na rede de mensagens Whatsapp. Para acompanhar e partilhar no seu telemóvel as principais notícias do dia basta seguir os passos através deste QR code.

In Jornal de Negócios, 17 Nov 2023

Por que os leitores preferem humanos, e não IA, para reportar notícias.

Por que os leitores preferem humanos, e não IA, para reportar notícias.

Embora as discussões em torno dos benefícios e desvantagens da IA generativa para o jornalismo online tenham estado no topo da agenda noticiosa da indústria, a diretora de pesquisa e insights da Newsworks, Heather Dansie argumenta que as preferências e preocupações dos próprios leitores também devem ser consideradas.

Preocupados com a influência da IA nas notícias online amplamente partilhadas entre o público britânico, a maioria é a favor de uma regulamentação mais forte e de um “apagão da IA” durante as eleições, escreve a diretora de pesquisa e insights da Newsworks, Heather Dansie, para The Media Leader

Conheça as preocupações no artigo original, em inglês, no site Newsworks

In Jornal de Negócios, 17 Nov 2023